Casa do Lago, Terra Ville, Porto Alegre
Arquitetos autores: Ziâni Costa e Antônio Augusto Torronteguy
Local: Condomínio Terra Ville, Zona Sul de Porto Alegre.
Situação: Obra concluída
Tipo: Projeto de Arquitetura e Interiores Residencial
Fotos: Marcelo Donadussi
Em um terreno de 1.279,00m² circundado por um lago, a Casa do Lago foi projetada buscando antes de tudo integrar-se a esta linda paisagem. A casa é formada por um volume principal de dois pavimentos robusto, em alvenaria branca, pedra ferrugem e esquadrias pretas. Deste volume principal saem com leveza as lajes em balanço do pátio frontal e do pátio dos fundos. Estas lajes em balanço, apoiadas em pilares recuados de seção circular, são uma referência à arquitetura moderna brasileira. Reforçando este conceito está o cobogó, formando privacidade, efeito de luz e sombra e movimento nas fachadas laterais.
Neste mesmo eixo dos cobogós a casa abriga garagem e bicicletário na parte voltada à frente, e na parte voltada ao pátio do fundo um espaço com hidromassagem, onde o desenho circular da banheira é repetido na iluminação zenital da laje de cobertura. Enquanto isso, o uso da pedra ferrugem como um dos elementos marcantes no volume principal da casa busca a rusticidade e aconchego que os moradores desejavam.
Na área externa, a casa recebe um jardim que articula os diferentes usos e acessos da casa. O deck em madeira se transforma em trapiche e cria uma conexão direta da casa com o lago.
Pensando em um melhor isolamento termico e acústico, pois além das temperaturas extremas de Porto Alegre o terreno está muito próximo a um aeroclube, a casa tem paredes duplas e esquadrias em pvc com vidros duplos. Além disso, para uma maior eficiência energética, toda iluminação é led e o aquecimento da água acontece através de coletores solares.
O interior da casa é bastante iluminado e as grandes esquadrias fazem o papel de molduras que valorizam toda a paisagem dos pátios e do entorno da casa. Os revestimentos de pedra ferrugem dos volumes da lareira e reservatório não são interrompidos no espaço interno, seguindo um conceito que os arquitetos do Estúdio AZ utilizam em seus projetos, que é trazer a verdade do exterior da edificação para o seu interior. Na parte social os ambientes são apresentados aos poucos, a planta baixa do térreo torna a cozinha o ponto central da casa. No segundo pavimento temos o escritório e suas paredes em vidro, dele é possível visualizar a sala e o jardim de inverno, a iluminação natural nestes espaços é protagonista invadindo e preenchendo a casa de luz. O piso do segundo pavimento em réguas de madeira Tauari abraça o espaço íntimo da casa, as suítes frontais dividem um terraço jardim e a suíte do casal voltada ao pátio do fundo encerra a planta do segundo pavimento. Luz, grandes vãos e integração do espaço interno ao externo constituem as bases deste projeto.